em Feiras e Eventos, Notícias

Iniciativa inédita marca a primeira vez que a iluminação natalina da cidade terá suas emissões de CO₂ associadas ao consumo de energia elétrica neutralizadas por certificados internacionais de energia renovável (I-RECs)

A Schulz S.A. protagoniza uma iniciativa inédita em Joinville: pela primeira vez na história da cidade, as emissões de CO₂ associadas àenergia elétrica consumida pela iluminação natalina será compensada com geração 100% renovável, por meio de certificados internacionais I-REC (International Renewable Energy Certificate). Com mais de 1 milhão de luzes enfeitando a cidade, a Schulz apoia o Natal de Joinville desde 2022 e, este ano, decidiu tornar um dos maiores eventos joinvilenses ainda mais sustentável.

A ação deriva da parceria firmada no início de 2025 entre a Schulz e a Elera Renováveis, uma das maiores empresas de energia 100% renovável do País, em modelo de autoprodução para as operações da empresa catarinense. O fornecimento de energia é proveniente do Complexo Solar Janaúba, o maior do Hemisfério Sul e das Américas, localizado no norte de Minas Gerais.

Com o acordo, todo o consumo de energia elétrica da empresa passou a ser proveniente de fontes renováveis. A iniciativa faz parte da estratégia de crescimento, sustentabilidade e descarbonização da Companhia, que antecipa para 2025 as metas de redução de emissões previstas para 2030.

Agora, a Schulz e Elera assumem a neutralização do Natal de Joinville, através do I-REC provenientes dos parques da Elera. O sistema global de rastreamento de atributos de energia renovável pode ser utilizado para neutralizar as emissões de Escopo 2 (emissões associadas ao consumo de energia elétrica), tornando um dos maiores marcos da cidade ainda mais sustentável e alinhado às práticas de descarbonização.

“É motivo de orgulho para a Schulz poder compartilhar com a nossa comunidade os benefícios da energia renovável. Apoiamos o Natal de Joinville desde 2022 e, este ano, com a parceria em autoprodução de energia solar em vigor, decidimos expandir esse compromisso ambiental para a cidade. Iluminar mais de 1 milhão de luzes com energia 100% limpa demonstra, na prática, que sustentabilidade pode e deve ser compartilhada”, afirma Ovandi Rosenstock, Presidente da Schulz S.A.

A iluminação de Natal de Joinville, agora neutralizada por certificados de energia limpa, representa um avanço para a cidade e reforça a liderança da Schulz em práticas ESG no setor industrial brasileiro.

“Iniciativas como essa mostram como variados setores da economia podem ampliar seus benefícios para além de suas operações, impactando positivamente toda a comunidade. Para nós, é um orgulho contar com parceiros engajados com a jornada pela transição energética brasileira.”, destaca Ricardo Motoyama, VP Comercial da Elera Renováveis.

Sobre o Complexo Solar Janaúba

Localizado no norte de Minas Gerais, o maior projeto solar do Hemisfério Sul e das Américas, integra o portfólio da Elera Renováveis e possui capacidade instalada total de 1,617 MWp, o que equivale ao consumo residencial de energia de 1,2 milhão de pessoas. Sua geração de energia limpa e renovável é capaz de evitar a emissão anual de aproximadamente 850 mil toneladas (1) de CO₂ na atmosfera. O empreendimento contabiliza 2,9 milhões de módulos solares e uma área de mais de 3,8 mil hectares, comparável a 5,2 mil campos de futebol. Durante toda a construção do Complexo, foram gerados 15 mil empregos diretos e indiretos.

(1) Para o cálculo das emissões evitadas, foi utilizada a metodologia ACM0002 “Metodologia consolidada para a geração de eletricidade conectada à rede a partir de fontes renováveis” (UNFCCC). Foram utilizados fatores de emissão do ano base de 2023, disponíveis no site Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Últimas notícias

Deixe um Comentário